Para alguns especialistas em duas rodas, palavras como “impressionante”, “surpreendente”, “sexy” e “surpreendente” são as que surgem imediatamente para descrever os modelos da marca

Fabricada inicialmente em uma antiga loja de flores em New Orleans (Estados Unidos), engenheiros criaram modelos de motocicletas que viraram a grande conquista das estrelas de cinema, atletas, celebridades e homens poderosos que apreciam os melhores brinquedos que o dinheiro pode comprar.

Bruce Springsteen, Brad Pitt, Tom Cruise, David Beckham, John Travolta, Nicolas Cage, Eddie Van Halen, Tim McGraw e Abdullah II, o rei da Jordânia, foram alguns dos compradores das primeiras Confederates, especialmente a Hellcat, cujo preço inicial era de 55 mil dólares. Sim, isso mesmo. Com esses nomes a Confederate chegou ao sucesso, que remeteu a fábrica de um simples galpão a uma impressionante lista de interessados e compradores endinheirados.

Segundo alguns tabloides americanos, a motocicleta da marca era o modelo usado por Cruise e Beckham para suas “voltinhas ou cruzeiros na calada da noite nas colinas de Hollywood”, quando segundo os jornais teriam montado o “Midnight Boys Bike Club” (motoclube criado pelos dois atores). Os astros, na época, eram vistos com suas máquinas Confederate modelo F131 Hellcat Combat, além de Brad Pitt que também tem essa mesma moto.

Para ter alma tem de ter história

Desde que o furacão Katrina destruiu o galpão da empresa, em 2005, os confederados têm lutado para recuperar o equilíbrio financeiro da empresa. Mesmo assim, a Confederate Motors ainda mantém sua proposta original de fazer algo que é único. Afinal, para a marca os modelos fabricados são exclusivos, de único tipo e trazem características da personalidade do piloto. E isso é o que desperta o fascínio pelas máquinas, ter algo que ninguém no mundo tem igual.

No entanto, após a destruição provocada pelo furacão, a marca mudou-se para Birmingham (uma grande cidade localizada no estado americano do Alabama), onde a atmosfera na pequena fábrica da Confederate é absolutamente tranquila, mesmo em meio a visitas da imprensa e ajustes de última hora, como ocorreram nos momentos que antecederam ao lançamento da Hellcat – que tem vários modelos e é um dos mais recentes da empresa. A Hellcat é um dos poucos modelos da empresa que foi colocado para ser fabricado de forma industrial.

Confira no vídeo a seguir o que o fundador da Confederate Motors fala sobre o modelo X132 Hellcat Combat! Clique Aqui

O “X132 Hellcat” é mais um exemplo de projeto de ponta da Confederate, engenho e obsessão com extrema qualidade, todos disponíveis por um preço drasticamente menor do que a máquina original de engenharia. O modelo tem preço inferior aos exclusivos, pois é fabricado industrialmente e distribuído para quem solicitar.

O fundador e CEO Matthew H. Chambers é um ex-advogado que deixou a profissão para fundar uma empresa que pudesse montar motos exclusivas, com todo o espírito “rider” dos americanos. Deu no que deu. Apesar do preço dos modelos exclusivos, algo em torno de 85 mil dólares, para ele trata-se de um valor médio para aqueles que gostam de ter seus próprios e únicos modelos de motocicleta. E ainda permite que a empresa abocanhe uma fatia desse mercado.

Hoje a Confederate Motors vende para 23 países e seis continentes.

Saiba mais sobre a Confederate Motors: http://confederate.com/

O design de cada modelo Confederate ilustra a ideia de desempenho.

Há simplicidade e pureza no design e na engenharia. Enquanto outras empresas de motocicleta tentam esconder as soldas, como atrás de elementos puramente cosméticos, o trabalho de solda em uma máquina Confederate é bonito, um verdadeiro trabalho de arte.

A soldagem é “trabalho extremamente fino, muito detalhado”, afirma Chambers em suas entrevistas à imprensa. Não há carenagens e nem cromo para encobrir partes inferiores. Não há painéis escondendo nada porque não há o que esconder, só para mostrar.

Cada moto é projetada para cumprir sua promessa visual, de fornecer uma energia primordial e sublime ao controle e oferecer poder imediato através do motor. Todos os modelos confederados têm olhar agressivo e “bolhas” aparentemente capazes de voar, por isso nomes de aeronaves militares para as linhas de motocicleta que eles fabricam: Hellcat, Fighter, Wraith.