O homem por trás do mito tinha apenas 7 anos quando começou a fazer aulas de piano. João Carlos Martins descobriu a sua paixão pela música ainda muito novo e com apenas 20 anos já se apresentava no Carnegie Hall, um dos mais importantes palcos do mundo. Apesar de seu sucesso absoluto, teve de lutar desde cedo contra um distúrbio neurológico, caracterizado por contrações musculares involuntárias, que afetou suas habilidades motoras e o impediu de se dedicar plenamente à sua paixão pelo piano.

Lançada pela Editora Gutenberg, Maestro! Uma Biografia revela a história de um dos melhores pianistas do mundo em sua rotina de dedicação, superação e uma sequência de tragédias pessoais. Narrada pelo jornalista Ricardo Carvalho, a vida de um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach de todos os tempos é marcada por mais de 20 cirurgias para recuperar o pleno movimento das mãos. O artista se viu por seis vezes obrigado a interromper sua carreira, até que, aos 64 anos, para não se afastar da música, decidiu tornar-se maestro.

Reconhecido, respeitado internacionalmente e considerado um dos maiores nomes da música clássica do país, já gravou peças com a mão esquerda, realizou mais de mil concertos e criou a Fundação Bachiana, que tem o objetivo de levar a música para as periferias das cidades e percorrer o país e o mundo com sua orquestra.

Maestro! Uma Biografia conta os desafios e os episódios de limitações que marcaram a trajetória de João Carlos Martins e seu percurso de muitas adversidades e grandes conquistas.

Sobre o autor: Ricardo Carvalho se considera um jornalista multitarefa. Foi repórter na Folha de S.Paulo, onde recebeu o 1º Prêmio Vladimir Herzog. Na TV Cultura, foi diretor de jornalismo. Na TV Globo, editor-chefe de telejornais e do Globo Repórter. Na TV Gazeta, faz comentários ao vivo sobre sustentabilidade. Na internet, milita na tvmeioambiente.com.br. Participou de campanhas eleitorais, como a de Eduardo Jorge a presidente. Como autor, escreveu a biografia de Dom Paulo Evaristo Arns. Foi o coordenador do livro “As capas desta história” sobre a imprensa alternativa. Com Zuenir Ventura e Elson Martins, deu forma à autobiografia de Genésio Ferreira, o menino da floresta que colocou na cadeia os assassinos de Chico Mendes.

Lançamento do livro: Maestro! Uma biografia – A volta por cima de João Carlos Martins e outras histórias…
Data: 05/11/2015 – Quinta-feira
Horário: 19h
Local: Livraria Cultura – Conjunto Nacional
Endereço: Av. Paulista, 2.073 – Bela Vista – São Paulo/SP

Mais informações: Giulia Camargo | giulia@grupoautentica.com.br – Tel.: (11) 3034-4468